por: João Vítor Marques
Desde a criação do atual sistema de disputa do Brasileirão, em 2003, os pontos corridos tem sido alvo de muita discurssões. Os mais tradicionais preferem o mata-mata, que, segundo eles, é bem mais emocionante que os pontos corridos, defendidos pelos torcedores "mais justos".
Não há dúvida que os mata-matas são mais emocionantes, porém, tal sistema dificulta a tal da organização dos clubes, que nos pontos corridos sabem que durante todo o ano, terão dinheiro dos ingressos, dos direitos de transmissão...
Naturalmente, os Clubes mais organizados, que melhor planejaram o ano, que souberam sanar seus gastos, saem favorecidos. Dificilmente a equipe que não tem uma comissão técnica competente e uma equipe regular, vencerá, diferentemente do que acontecia anteriormente.
O que se via eram disputas entre o 1º colocado contra o 8º, que regularmente levava vantagem sobre o melhor time na fase de classificação. E o que acontecia com os Clubes eliminados na 1ª fase? A opção era esperar o próximo ano começar, sem expectativas de disputar partidas durante toda a temporada e sem a grana dos direitos de transmissão.
Nos ultimos tempos, observa-se uma valorização dos pontos corridos, que cairam nas graças dos torcedores, que começaram a entender o sistema. Todo jogo torna-se importante não só para os dois times envolvidos na partida, e sim para os adversários na tabela de classificação, aumentando o público nos estádios e consequentemente a renda das equipes...
2 comentários:
o mata-mata é bem melhor deixava o campeonato mais interessante e disputado.
ptos corridos é mais justo;;;
Postar um comentário